Os Jogos Eletrônicos e seus Impactos na Sociedade

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Os Jogos Eletrônicos e seus Impactos na Sociedadeos jogos eletronicos na sociedade

1 – Introdução

Os jogos eletrônicos propiciam diversão sem precedentes para as pessoas. Além disso, a indústria dos videogames é uma das maiores do mundo, superando a indústria bilionária do cinema em arrecadação, e está em expansão.
Os jogos também estão chegando a patamares impossíveis de se pensar a alguns anos atrás, já conseguem, além de imitar a realidade, simular aspectos mais perfeitos que a própria realidade em si, além de prover novas interatividades e poder ser usando para diversos meios, e não apenas como diversão.
A influência dos jogos eletrônicos na sociedade é enorme. Desde crianças e jovens que conseguem ganhar raciocínio lógico e aprender conceitos teóricos até incitar comportamentos nas pessoas, como, por exemplo, incentivar jogadores para se alistar no exército.

2 – Panorama atual dos videogames e suas tecnologias

Com o avanço da tecnologia, um novo entretenimento surgiu e está influenciando as pessoas, inclusive está melhorando a própria tecnologia. Este novo entretenimento é o videogame. O videogame é um jogo comum, onde o resultado do mesmo sai numa televisão ou mesmo num visor de cristal líquido que pode gerar imagens em movimento. “Em resumo, eles podem ser descritos como a interação entre o jogador e as imagens que aparecem numa tela, mediada por um processador e uma interface física” (GOTO, 2005, p.48) Os jogos fazem parte da cultura do homem (o xadrez, criado pelos chineses, existe à mais de dois mil anos), e faz parte das pessoas o instinto de competição e de vencer, não importando os meios para chegar ao seu objetivo.
A indústria dos jogos eletrônicos é uma das mais bilionárias do planeta e o videogame é uma das melhores diversões para todas as idades. Além disso, os jogos são melhores do que os filmes por trazer maior interatividade ao usuário. Um filme é apenas uma imagem em movimento onde o espectador não pode controlar a câmera e muito menos mudar a estória do filme ou mesmo interagir diretamente com ele. Mas num jogo, a situação muda completamente. Os jogos têm tantas possibilidades que, em alguns casos, o jogador pode escolher o final, definir que tipos de missões ele pode fazer e alguns games o jogador pode escolher caminhos, e outros. Além de trazer também desafios complexos onde o jogador deve usar de raciocínio lógico para resolver problemas.
“O poder de imersão dos videogames e a seqüência constante de desafios são tão fortes que podem levar ao que os psicólogos chamam de flow (“fluxo” em inglês), ou estado de experiência máxima”. (KENSKI, 2003).
Desde o seu surgimento, os games foram considerados pela indústria um brinquedo de criança. Hoje, a situação é diferente. “Os jogos há muito tempo deixaram de ser coisa de garotos trancados em casa. Os viciados em Atari e em fliperamas durante os anos 80 cresceram, mas não abandonaram o hábito” (KENSKI, 2003).
Atualmente, 70 por cento dos jogadores tem mais de 18 anos e 40 por cento são mulheres (KENSKI, 2003).
Hoje, os consoles (aparelhos criados especialmente para games) são tão potentes que podem ser comparados aos computadores pessoais, e, em alguns quesitos, ser melhores que um computador (PC) comum. O console foi desenvolvido para criar jogos, diferente do PC, que pode ser utilizado para muitos outros fins. A potência dos aparelhos é tão grande que o Centro Nacional de Aplicações em Supercomputadores (NCSA), dos Estados Unidos, juntou 70 Playstation 2 como num cluster e conseguiu um desempenho equiparável à alguns dos maiores computadores do mundo (KENSKI, 2003). Além disso, indústria dos videogames força a indústria tecnológica a melhorar os equipamentos, evoluindo a tecnologia.
Os jogos atuais também estão no estado da arte da indústria gráfica. Antigamente, os games eram só alguns desenhos simples na tela (por exemplo, o jogo Pitfall, para o Atari, mostrado na Figura 1), e com o passar dos anos seus gráficos, interatividade e desafio melhoraram consideravelmente, chegando a ponto de, em alguns casos, ser melhor que a realidade ou conseguindo imita-la com perfeição. Seus gráficos estão chegando ao patamar gráfico equiparável aos filmes de animação mais sofisticados existente e muitas das técnicas usadas em jogos estão sendo aplicadas em filmes e vice-versa. Por exemplo, podemos citar o jogo Gears of War (Figura 2), um dos jogos mais avançados graficamente.

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